ESCALAMINHADA

Pedra da Gávea dia 29 de maio último domingo do mês

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como montar sua mochila cargueira


Hoje em dia, com a difusão dos esportes e atividades ao ar livre, tem sido muito comum o uso de mochilas cargueiras. Existem vários modelos e com preços muito variados, porém, mesmo comprando o melhor modelo disponível, se a arrumação dos itens dentro da mochila não for feita de maneira correta, você não vai usufruir desta qualidade.
As mochilas são fabricadas após uma intensa pesquisa de ergonomia, distribuição de pesos, tecidos, estruturas, formatos, etc.
Então vamos lá. A primeira coisa que devemos levar em conta é o centro de gravidade ou centro de massa. Ele deve estar colocado o mais próximo possível das costas o mais “colado” possível ao corpo. Para que você não perca o equilíbrio ao caminhar.
Sendo assim, os itens mais leves devem estar colocados na periferia deste “meio”.
O saco de dormir deve ir para a arte de baixo, este item tem volume, mas não tem peso, assim já garantimos que a maior parte do peso fique antes da barrigueira, onde deve estar. É isso mesmo não são os ombros que agüentam a maior parte do peso e sim as pernas.
Os itens mais pesados devem ir para a parte principal da mochila junto às costas e entre as alças da mochila. Os outros itens, mais leves, devem ficar em torno desta área. Lembre-se de não montar a mochila com itens de pesos diferentes de cada lado, com o decorrer da caminhada, você vai sentir um desconforto nas costas e nos ombros.
Sempre que possível, mantenha todo o material dentro da mochila. Isso ajuda a manter o centro de gravidade, facilita o uso da capa de chuva da mochila, e previne que você fique enganchado nos arbustos.
Após preencher sua mochila, você deve ajustar as alças. Primeiro a barrigueira depois as alças dos ombros e por ultimo as alças de aproximação. Se você já tem muita experiência no uso de mochilas cargueiras em terreno acidentado, pode levar até 1/3 do seu peso. Se esta começando ou esta fora e forma, deve levar 1/5 do seu peso. Se esta em um nível intermediário deve levar 1/4 do seu peso. Mas nunca exceda 1/3 do seu peso. Estes valores, claro, são generalizados e se referem ao máximo que se pode levar.
E, por fim, lembre-se: se tudo que você quer levar não cabe na mochila, ou ela esta muito pequena ou, você esta levando coisas demais!

3 comentários: