ESCALAMINHADA

Pedra da Gávea dia 29 de maio último domingo do mês

quinta-feira, 7 de abril de 2011

COMO USAR O BARÔMETRO DE SEU RELÓGIO

Meteorologia é o estudo do estado da atmosfera e de seus fenômenos.
Um dos principais objetivos da meteorologia é o de estabelecer o tempo, isto é, o conjunto de fatores meteorológicos tais como a pressão atmosférica, o vento, a temperatura, a precipitação e a umidade do ar.
Nas atividades humanas o tempo é um elemento de máxima importância e praticamente todos os segmentos da sociedade dele dependem.
De maneira alguma os estudiosos em meteorologia pretendem interferir nos fenômenos meteorológicos, tanto é que a esse estudo se dá o nome de Previsão, que não deixa de ser uma estimativa do que poderá ocorrer nas condições do tempo baseada em estudos de modelagem numérica de computadores e análise de imagens de satélites. O que realmente a moderna meteorologia (previsão do tempo) pretende é que com os seus avisos antecipados se evite fundamentalmente a perda de vidas humanas e perdas materiais, fato que a poucas décadas atrás se tornava muito difícil de faze-lo.
As noções de tempo e clima são diferentes, enquanto o tempo se refere a um curto período das condições atmosféricas, hoje até dez dias de antecedência. O clima é o estudo médio desse mesmo tempo só que por um período muito mais longo e que abrange séries históricas longas e que se destinam a verificar a repetição de eventos que possam alterar o comportamento do tempo, é o caso dos fenômenos El Niño, La Niña.
O que devemos levar muito em consideração na previsão do tempo, são as estações do ano, o dia e a noite, as formas de relevo e de vegetação, a latitude e a longitude e a proximidade a grandes lagos e oceanos, pois podem influir de maneira decisiva no comportamento do tempo.
Outro fato importante é de que a meteorologia trabalha baseada em regras da física e que as vezes pode deixar brecha para de alguma maneira haver uma exceção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário